Compras e Vendas - Condições gerais

Nossa política de vendas foi elaborada de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078 de 11 de setembro de 1990), visando seguir as regras legais de relacionamento entre empresa e consumidores. Nos comprometemos a tratar todas as ocorrências de acordo com o que manda o CDC e a legislação comercial brasileira.

É importante que sejamos comunicados através de nossa central de atendimento caso haja qualquer problema ou ocorrência em sua negociação, para que possamos analisar a situação e solucioná-la da melhor forma possível.

Para acessar um resumo sobre como vender seus produtos para nós acesse a página "Como vender o seu jogo usado".

Informações para quem quer comprar

Produtos anunciados

Funcionamento, estado de conservação e itens inclusos

Todos os produtos anunciados em nosso site são produtos usados e possuem descrições detalhadas sobre seu funcionamento, estado de conservação e itens/acessórios inclusos, além de informações sobre país de origem (nacional/importado), idiomas, legendas e compatibilidade.

A foto principal apresentada no anúncio de cada produto é real. Produtos que precisam ter detalhes melhor evidenciados possuem também foto(s) apresentando o produto real de maneira mais clara no que diz respeito ao seu estado de conservação.

IMPORTANTE: Em caso de dúvidas sobre algum produto basta entrar em contato com nossa central de atendimento.

Antes de serem anunciados em nosso site os produtos passam por uma checagem minuciosa, onde são detectados possíveis defeitos ou avarias no produto e em sua embalagem, além de serem analisados individualmente todos os itens/acessórios inclusos. Todos os eventuais defeitos/avarias e itens não inclusos serão sempre informados.

Ao efetuar uma compra o cliente afirma estar ciente e de acordo com todas as informações que constam no anúncio e descrição do produto. Não é possível garantir se códigos como online pass e DLC's já foram ou não utilizados. Esta informação é válida para todos os produtos anunciados no site.


Disponibilidade em estoque

Buscamos sempre manter as informações de disponibilidade de produtos em nosso site atualizadas de acordo com nossa disponibilidade real em estoque. No entanto, pelo fato de compartilharmos nosso estoque com vendas físicas e com parceiros comerciais (que podem realizar vendas e/ou reservas de produtos fora do site), existe a possibilidade de um produto se esgotar mas continuar aparecendo como disponível em nosso site até que seu status seja atualizado.

Além disso, no momento em que o produto é embalado e preparado para envio, realizamos uma checagem no produto e em seus componentes afim de conferir se estes encontram-se de acordo com o padrão de qualidade estabelecido pelo fabricante, afim de evitar transtornos para o cliente com consertos, trocas e devoluções por defeito. Caso o produto não passe nesse processo de controle de estoque e seja a última peça disponível, o envio não poderá ser realizado.

Quando o pedido possuir APENAS UM ITEM e este item estiver indisponível em estoque, ofereceremos ao cliente um VALE COMPRAS no mesmo valor do produto indisponível. Caso o cliente preferir, o valor total da compra (produto + frete) será estornado/devolvido INTEGRALMENTE, através do estorno via plataforma de pagamento.

Quando o pedido possuir MAIS DE UM ITEM e algum dos itens estiver indisponível em estoque, enviaremos normalmente todos os produtos disponíveis e ofereceremos ao cliente um VALE COMPRAS no mesmo valor do(s) produto(s) indisponível(is). Caso o cliente preferir, o valor correspondente ao valor do(s) produto(s) indisponível(is) será estornado/devolvido INTEGRALMENTE, através do estorno via plataforma de pagamento.

IMPORTANTE: O RetroSpace possui um controle muito rigoroso, investindo constantemente em novas tecnologias para gerenciar seu estoque. Como qualquer  loja, não estamos livres de eventuais falhas operacionais, mesmo com todo cuidado e dedicação. Nosso principal objetivo é a honestidade e transparência no relacionamento com nossos clientes em situações adversas.


Preço e promoções

Buscamos praticar os menores preços possíveis, visando a fidelização do cliente através de nossa competitividade no mercado. Por isso, os preços praticados não incluem soluções de dúvidas quanto à utilização, instalação, manutenção ou montagem de produtos, exceto quando especificado no anúncio do produto.

Os preços e condições praticados no site são exclusivos para compras através do próprio site, não se estendendo para lojas físicas ou contato pessoal com um de nossos representantes.

Promoções não são cumulativas e só são válidas para compras realizadas, pagas e compensadas até a data e horário especificados no regulamento e nos materiais de divulgação da promoção em questão.


Procedimento de entrega

Prazo de postagem

SUPER ENVIO: Após a confirmação do pagamento seu pedido é postado em até *24h úteis, desde que a confirmação do pagamento ocorra dentro de nosso horário operacional.

*O envio será realizado até o fim do dia útil seguinte.

Este prazo pode ser prorrogado em situações adversas como instabilidades em sistemas fiscais e logísticos, ou devido a atrasos ocasionados por empresas terceirizadas (transportadoras, plataformas on-line, fornecedores etc.). Mesmo nessas situações, sempre nos esforçamos para postar seu produto com a máxima agilidade possível.
 

Horário operacional

Nosso horário operacional é das 09h às 18h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados locais ou nacionais).

Pedidos que tiverem confirmação de pagamento fora desse período terão seu prazo de postagem contado à partir do próximo dia útil. Ou seja, se você realizar uma compra na sexta-feira e o seu pagamento for confirmado apenas após às 18h, o prazo de postagem passa a contar a partir da próxima segunda-feira
 

Diferença entre os prazos de postagem e entrega

Os prazos de POSTAGEM (descritos anteriormente) se referem ao período em que sua encomenda sai de nossa loja e é recebida pela transportadora. Os prazos de ENTREGA se referem ao período em que sua encomenda sai da transportadora e chega até o endereço de destino. O prazo de entrega pode variar de acordo com a sua localização e o método de entrega escolhido (Ex.: PAC, SEDEX, etc.)

Os prazos de ENTREGA anunciados no site são previsões aproximadas de acordo com informações repassadas pela empresa transportadora, podendo variar para mais ou para menos. Não nos responsabilizamos por eventuais atrasos ocasionados por falhas logísticas ou eventualidades no translado, ocorridos após a postagem da encomenda.
 

Horários de entrega

As entregas são realizadas pelas transportadoras em horário comercial, das 08h às 18h, de segunda à sexta-feira. As transportadoras não permitem o agendamento de data e/ou horário para entrega, devido às variadas rotas que são formuladas diariamente com diferentes pontos para entrega.

O cliente é responsável por informar no momento da finalização de cada compra os dados corretos do endereço para entrega dos produtos, bem como possibilitar seu recebimento, mantendo no local de entrega uma pessoa maior de dezoito anos (portando documento original de identidade) para receber as mercadorias.

Não nos responsabilizamos por impossibilidade de entrega nos casos de endereço informado incorretamente ou ausência de pessoa qualificada para recebimento das mercadorias.
 

Tentativas de entrega

São realizadas três tentativas de entrega, sendo o produto encaminhado para a filial da transportadora após a terceira tentativa sem sucesso, onde ficará armazenado aguardando retirada do cliente (se permitido pela empresa transportadora) ou de onde retornará para nosso centro de distribuição.

Caso o produto retorne para o nosso centro de distribuição ele será reenviado ao cliente após novo pagamento pelo frete e eventuais acréscimos cobrados pela transportadora.
 

Verificação do(s) produto(s) e recusa da entrega

Orientamos o cliente a verificar os produtos no ato da entrega, na presença do entregador.
Caso seja identificado qualquer tipo de violação da embalagem ou invólucro do produto, avaria do produto ou mercadoria em desacordo com o pedido, o cliente deverá recusar o recebimento, indicando na Nota Fiscal e no documento de entrega o motivo da recusa, como por exemplo:
 

  • "ENTREGA RECUSADA POR VIOLAÇÃO DA EMBALAGEM OU INVÓLUCRO DO PRODUTO";
  • "ENTREGA RECUSADA POR AVARIA DO PRODUTO";
  • "ENTREGA RECUSADA POR MERCADORIA EM DESACORDO COM O PEDIDO".
     

Após recusar o recebimento o cliente deverá comunicar o fato à nossa central de atendimento imediatamente, para que seja analisada a ocorrência e tomadas as providências necessárias (veja mais detalhes em nossa "Política de trocas e devoluções").

Ao assinar o documento de recebimento da transportadora sem nenhuma ressalva escrita o cliente confirma que a embalagem e o invólucro do produto não possuem avarias ou violação visíveis, assim como confirma o recebimento do produto de acordo com o pedido.
 

Formas de pagamento e confirmação
 

Formas de pagamento

Para as compras realizadas em nosso site aceitamos as seguintes formas de pagamento:
 

  • Boleto (com 3% de desconto): Pagamento aceito em toda a rede bancária até o vencimento;
  • Cartões de crédito (via Pagseguro): Parcelamento em até 3x Sem Juros ou em até 12x com Juros, nos seguintes cartões: Visa, MasterCard, Hipercard, American Express e Elo.
     
Confirmação de pagamento

Todas as formas de pagamento que aceitamos possuem confirmação automática, não havendo necessidade do cliente nos enviar qualquer tipo de comprovante, exceto se solicitado por nossa equipe. O envio de comprovantes sem solicitação prévia não agiliza o tempo de postagem ou a entrega do produto.

O tempo de confirmação do pagamento pode variar de acordo com o meio escolhido, sendo que através de cartões de crédito a confirmação leva em média de 1 à 24 horas (dependendo do valor) e em pagamentos via Boleto a confirmação pode levar de 1 à 2 dias úteis.

Conforme descrito no item "Procedimento de entrega", o prazo de postagem do produto começa a valer apenas após a confirmação do pagamento.


Cancelamento de compras

Cancelamento por arrependimento do cliente

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode solicitar o cancelamento de sua compra em até 7 dias corridos após o recebimento do produto, desde que comunique seu desejo à nossa central de atendimento dentro deste prazo.

Para que o cancelamento seja aceito o produto não deve possuir indícios de má utilização ou defeitos/avarias não listados anteriormente em seu anúncio, deve estar acompanhado de todas as embalagens, manuais, acessórios e componentes que foram enviados, além de estar acompanhado da Nota emitida.

As devoluções que não atenderem a um ou mais dos critérios especificados acima serão recusadas e os produtos serão reenviados para o cliente após o mesmo efetuar o pagamento de nova taxa de frete e eventuais encargos cobrados pela transportadora.

No caso de cancelamento de compra antes do envio do produto, a devolução de valores será integral. Caso a compra seja cancelada após envio do produto, os custos de envio, retorno e possível reenvio da(s) mercadoria(s) serão de responsabilidade do cliente.
 

Cancelamento por diversos motivos

Nos reservamos ao direito de cancelar compras sem aviso prévio nos seguintes casos:
 

  • Não pagamento do boleto bancário até o vencimento;
  • Impossibilidade de executar o débito com os dados de cobrança informados pelo cliente;
  • Inconsistência de dados preenchidos pelo cliente no ato do pedido ou em sua ficha cadastral;
  • Suspeita de fraude;
  • Não cumprimento de eventuais solicitações de envio de documentação que corroborem a boa-fé da negociação;
  • Qualquer situação que demonstre má-fé do comprador com base em erro constatado pelas práticas regulares do mercado.
     
Garantia

Prazos e condições

Apesar de todos os produtos anunciados em nosso site serem usados, oferecemos garantia 90 dias contra defeitos de fabricação. Este prazo é válido a partir da data de recebimento do produto por parte do cliente.

Conforme descrito no item "Produtos anunciados", ao efetuar uma compra o cliente afirma estar ciente e de acordo com todas as informações que constam no anúncio e descrição do produto. Sendo assim, não é possível acionar a garantia em caso de eventuais defeitos/avarias ou itens não inclusos que já tenham sido listados no anúncio, antes da compra.

A garantia é automaticamente invalidada caso haja queima por descarga elétrica, variação de tensão ou agente externo ao produto, má utilização, má conservação, negligência na instalação ou utilização, dano ou defeito causado por ato do cliente ou correlatos, choque ou queda provocados após o recebimento do produto.

É imprescindível que os produtos não tenham sido abertos (no caso de consoles ou equipamentos com parafusos), não tenham sido utilizados em desconformidade com o descrito no manual, não tenham sido utilizados de formas inadequadas e não tenham sido instalados em ambiente ou temperatura anormais.
 

Acionamento da garantia

Em caso de necessidade de acionamento da garantia, o primeiro passo é entrar em contato com nossa central de atendimento para que façamos a análise do caso, oferecendo então as orientações quanto ao tipo de garantia disponível para o produto em questão e procedimentos necessários.

Caso haja necessidade de enviar produtos para análise em nossa loja, os mesmos serão devolvidos ao cliente sempre que não forem identificados os defeitos informados ou se tiver sido descumprida qualquer uma das condições descritas anteriormente. Nestes casos, as despesas de envio do produto para nossa loja e retorno do produto para o cliente serão de responsabilidade do próprio cliente.

Quando houver a impossibilidade de reparo ou troca do produto em garantia, prosseguiremos com o cancelamento da compra e estorno dos valores pagos ou utilização do valor pago como abatimento na aquisição de outros produtos.

Em casos em que a garantia oferecida diretamente pelo fabricante ainda seja válida, a forma de utilização deverá ser seguida como consta no "Termo de garantia do fabricante" que acompanha o manual do produto, sendo esta garantia de total responsabilidade do próprio fabricante.
 


Informações para quem quer vender

Produtos aceitos

Tipos de produtos

O site RetroSpace aceita todos os produtos relacionados ao mercado de games eletrônicos, tais como:
 

  • Jogos em mídia física (cartuchos, DVD, Blu-Ray etc.);
  • Consoles (antigos e novas gerações);
  • Acessórios diversos (joysticks, câmeras, headsets etc.).
     
Funcionamento, estado de conservação e itens inclusos

Preferencialmente todos os produtos devem estar em perfeitas condições de funcionamento e estado de conservação, além de acompanhar todos os itens originais de fábrica (embalagem, encartes, manuais etc.).

Produtos com avarias/defeitos ou produtos que não possuam todos os itens originais de fábrica somente serão aceitos após análise de nossa equipe, quando for constatado que os mesmos possuem as condições mínimas de comercialização seguindo o padrão de qualidade do site.

Não serão aceitos jogos em mídia física (CD, DVD ou Blu-Ray) com riscos que ocasionam travamentos, assim como cartuchos que não funcionam e cópias piratas ou obtidas ilegalmente, que infrinjam as leis vigentes no Brasil ou no exterior.

Não garantimos a compra de produtos que não atendam aos requisitos de qualidade necessários ou não sejam adequados ao modelo de negócios do site.
 

Definição de preços
 

Solicitação de avaliação de produtos usados

Os clientes interessados em vender produtos usados devem enviar um e-mail para contato@retrospace.com.br. para mais informações. Para a definição de preços nossa equipe utilizará os seguintes critérios:
 

  • Tipo de produto;
  • Ano de fabricação;
  • Funcionamento e estado de conservação;
  • Itens originais inclusos;
  • Demanda de mercado.
     
Proposta comercial

As informações enviadas pelo cliente no e-mail de avaliação de seus produtos serão analisadas por uma equipe especializada que entrará em contato via e-mail, apresentando uma proposta comercial com valores de compra.

O prazo para o envio da proposta comercial por nossa equipe pode variar de acordo com a quantidade de produtos cotados e a demanda de solicitações diárias.

Cabe ao cliente aceitar ou recusar a proposta comercial enviada por nossa equipe.

Caso os valores apresentados não estejam de acordo as expectativas do cliente ou se houverem dúvidas em relação aos valores apresentados, o cliente deverá entrar em contato com nossa equipe através dos meios de comunicação informados na proposta comercial, afim de obter detalhes adicionais ou realizar negociações.
 

Formas de envio
 

Endereço para entrega

Caso o cliente aceite a proposta comercial, o mesmo deverá encaminhar seus produtos para o endereço físico da administração do site.
 

Custo de envio e reembolso

O envio dos produtos negociados na proposta comercial deverá ser realizado pelo cliente através dos Correios (via PAC ou SEDEX) sempre que não for possível a entrega em mãos,em Belo Horizonte. Os custos de envio dos produtos são de responsabilidade do cliente, sendo que:
 

  • Nas negociações acima de R$ 800 enviaremos ao cliente um cupom de postagem, isentando o cliente da responsabilidade de pagar pelo frete de envio das mercadorias até a nossa loja.
  • Nas negociações abaixo de R$ 800 o valor do frete de envio é de responsabilidade do cliente, não havendo reembolso posterior.
  • Para moradores de Belo Horizonte/MG, nas negociações acima de R$ 600, disponibilizamos um motoboy sem custos adicionais para retirar as mercadorias no local indicado pelo cliente.
     
Análise e conferência

Após o recebimento das mercadorias em nossa loja física as mesmas serão analisadas por uma equipe especializada, afim de verificar se tudo está de acordo com as informações enviadas pelo cliente para avaliação de seus produtos.

O prazo para análise/conferência será de até 15 dias úteis após o recebimento das mercadorias em nossa loja.

Em caso de divergência entre as informações enviadas pelo cliente e o estado real de conservação ou quantidade das mercadorias e seus itens inclusos, o RetroSpace se reserva ao direito de invalidar a proposta comercial, cabendo renegociação de valores.

Caso o cliente não aceite a renegociação de valores as mercadorias serão reenviadas para o endereço do remetente, sendo os custos do frete de reenvio de responsabilidade do próprio cliente.
 

Pagamento via crédito em loja

Após a análise de nossa equipe, sendo constatado que as mercadorias estão de acordo com as informações enviadas pelo cliente e consolidadas na proposta comercial, nossa equipe irá providenciar o pagamento pelos produtos adquiridos em forma de créditos.

O cliente recebe um cupom de desconto para utilizar como pagamento integral ou parcial nas compras realizadas pelo site RetroSpace, com validade de 12 meses.

Ao optar pelo pagamento via crédito em loja existem duas grandes vantagens: a) você recebe seus créditos imediatamente, sem demora; e b) os valores de compra dos produtos são maiores em relação ao valor que seria pago em dinheiro.
 

Casos não previstos

No caso de ocorrências não previstas na política de vendas pedimos que o cliente entre em contato com nossa central de atendimento informando o máximo de detalhes possíveis para que possamos analisar e solucionar a questão com rapidez, eficiência e de forma satisfatória para o cliente. Nosso objetivo é a satisfação integral de nossos clientes e, por isso, estamos sempre à disposição para contato.

Trocas e devoluções - Considerações gerais

Todos os produtos usados adquiridos por nossa loja antes de serem comercializados em nosso site, passam por uma checagem minuciosa, onde são detectados possíveis defeitos ou avarias no produto e em sua embalagem, além de terem seus itens/acessórios analisados individualmente. Todos os eventuais defeitos/avarias e itens não inclusos serão sempre informados.

Ao efetuar uma compra o cliente afirma estar ciente e de acordo com todas as informações que constam no anúncio e na descrição do produto.

Solicitações de trocas ou devoluções motivadas por defeitos/avarias ou itens não inclusos previamente informados na descrição do produto antes do momento da compra não serão aceitas.
 

Todos os nossos produtos possuem garantia de 3 meses.

Em casos de trocas e devoluções, após recebimento do produto em nossa sede, o mesmo passará por análises técnicas para verificação do estado do produto ou do problema apontado pelo cliente. Após as análises, retornamos com uma nova posição.
 

A garantia é automaticamente invalidada caso:

  • Haja queima por descarga elétrica, variação de tensão ou agente externo ao produto;
  • Má utilização, má conservação, negligência na instalação ou utilização;
  • Dano ou defeito causado por ato do cliente ou correlatos, choque ou queda provocados após o recebimento do produto.
     

É imprescindível que:

  • Os produtos estejam com o “Selo RetroSpace” de garantia intacto, ou seja, que não tenham sinais de que tenham sido removidos, em qualquer situação;
  • Não tenham sido utilizados em desconformidade com o descrito no manual;
  • Não tenham sido utilizados de formas inadequadas, e;
  • Não tenham sido instalados em ambiente ou temperatura anormais;
     

As devoluções que não atenderem a um ou mais dos critérios especificados acima serão recusadas e os produtos serão reenviados para o cliente após o mesmo efetuar o pagamento de nova taxa de frete e eventuais encargos cobrados pela transportadora;

Agora, a logística reversa e novo envio em caso de troca é por nossa conta durante todo o período de garantia, ou desistência dentro do prazo determinado pelo CDC, que são 7 dias corridos, a contar da data de entrega. Exceto para erro de compra ou de desistência da mesma fora desse prazo.
 

O prazo total para substituição ou reparo dos produtos é de até 30 dias , conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.
 

ATENÇÃO:

  • Toda devolução deve ser combinada através de nossa Central de Atendimento ou no e-mail contato@retrospace.com.br;
  • Deverão ser enviadas fotos do produto e do Selo RetroSpace de Garantia intacto, com breve descrição da situação ou motivo de troca;
  • Deverá, obrigatoriamente, acompanhar todas as embalagens, manuais, acessórios e componentes que foram enviados, além de estar acompanhada da Nota emitida.
  • Os produtos devolvidos sem essa comunicação poderão ser reenviados ao cliente sem prévia consulta. 

     
Situações para trocas e devoluções de produtos são as seguintes:
  • Desistência da compra;
  • Produto avariado;
  • Defeito no produto;
  • Erro operacional;
  • Incompatibilidade de produtos. 

     

Desistência da compra

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode solicitar o cancelamento de sua compra em até 7 dias corridos após o recebimento do produto, desde que comunique seu desejo à nossa central de atendimento dentro deste prazo.

A restituição dos valores somente será realizada após o recebimento e análise das condições do(s) produto(s) em nossa loja.


Produto avariado

Não serão aceitas reclamações referentes à avarias no produto após 48h do recebimento do mesmo por parte do cliente.

Se você detectar no ato da entrega que o produto ou a embalagem foi avariada no transporte, recuse a entrega imediatamente e entre em contato conosco através da nossa Central de Atendimento.

A troca será efetivada somente após o recebimento e análise das condições do(s) produto(s) devolvido(s). Constatada qualquer divergência, como ausência de avarias, indícios de mau uso ou ausência de itens enviados, o RetroSpace fica isento de aceitar a devolução e fazer a troca.

Para evitar transtornos, certifique-se no ato da entrega se o produto foi avariado durante o transporte.
 

 Defeito no produto

Os produtos devolvidos por alegação de defeito passarão por análise técnica e, em caso de inconformidade, serão devolvidos ao endereço de origem.

Em hipótese alguma, o produto deverá ser aberto para realização de qualquer tipo de reparo. O rompimento ou avaria do Selo RetroSpace de Garantia invalidará, instantaneamente, a solicitação de garantia do produto.
 

As inconformidades podem ser:

  • Selo rompido ou avariado;
  • Não constatação do defeito;
  • Indício de mau uso;
  • Produto devolvido sem todos os itens enviados;
  • Defeitos já informados no anúncio do produto antes do momento da compra. 

Problemas referentes a defeito ou mal funcionamento serão solucionados em até 30 (trinta) dias corridos após o recebimento da mercadoria em nossa sede, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

 

Erro operacional/ produto em desacordo com o pedido

Clientes que eventualmente recebam um produto diferente do produto adquirido devem entrar em contato conosco através de nossa Central de Atendimento relatando o ocorrido, no prazo de até 48 horas após o recebimento do produto, para que seja providenciada a substituição pelo produto correto.

Será emitido um código de postagem para a Logística Reversa do produto, que cobrirá o valor do envio.
 

 Incompatibilidade de produtos

É de responsabilidade do cliente, antes de efetuar uma compra, escolher produtos que sejam adequados aos seus equipamentos de hardware ou sistemas eletrônicos (software), sendo que o mesmo deve ficar atento a questões como: compatibilidade entre modelos/versões, tensão elétrica (ex.: 110V), necessidade de cabos, plugs ou adaptadores específicos, necessidade de acessórios adicionais etc.

O RetroSpace se reserva ao direito de não realizar trocas/substituições de produtos que não sejam compatíveis com equipamentos utilizados pelo cliente, caso o contato ocorra após os 7 dias corridos previstos no CDC.